sábado, 12 de março de 2016

Onde está o Jardim do Éden?

Primeiro, definamos o que é Paraíso: 

Paraíso é o local literal  (possivelmente tendo mudado de localização durante os milênios, segundo o plano de Deus) no espaço literal, sim, o local literal onde os filhos de Deus têm a bênção inigualável e infinita em plenitude e profundidade, constante, e eterna em duração. 

Sim, a bênção da direta e plena comunhão com Deus (na pessoa de Jesus Cristo) face a face, em Sua literal presença completa, oh bênção inefável!

Depois da criação completa e imutável feita a partir do nada e em 6 dias literais, há cerca de 6.000 a 10.000 anos literais, o Paraíso ficava no Jardim do Éden, de onde saíam os antigos rios Tigre e Eufrates (não os atuais, na Mesopotâmia). Gn 2:8-15


Depois da queda de Adão, o Paraíso continuou onde estava (no Jardim do Éden, dele saindo os antigos rios Tigre e Eufrates) mas ficou guardado por querubins para que nenhum homem vivo nele pudesse entrar, assim não podendo sequer chegar ao caminho para a árvore da vida. 

"O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.  E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida." (Gn 3:22-24)

O Paraíso após o Dilúvio


Depois do dilúvio que cobriu toda a terra, a topografia da inteira terra foi drasticamente mudada, enormes partes se elevaram formando os continentes e as montanhas, outras partes afundaram formando o leito que foi coberto pelos oceanos. 

E acredito que todos os vestígios da adiantada civilização de antes do dilúvio foram destruídos ou soterrados por quilômetros de lama debaixo dos oceanos, (portanto, os atuais rios Tigre e Eufrates não são os mesmos de antes, possivelmente estando a muitos milhares de quilômetros de distância deles). 



Portanto o Paraíso foi mudado. Para onde? A Bíblia nos diz que, depois do dilúvio mas antes da ascensão de Cristo ressurreto para os céus, os salvos (desde Noé até João Batista) iam imediatamente para o Paraíso, que agora ficava na metade do Hades (no centro da terra) que ficava separada do inferno de chamas por um abismo intransponível

De algum modo que a Bíblia não especifica em detalhes, houve uma transladação do Paraíso, do Jardim do Éden para a "metade feliz" do Hades.

De um lado o Paraíso, do outro o Inferno
Lc 16:19-31

"19 ¶  Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. 

20  Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; 

21  E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. 

22  E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. 

23  E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.

O Paraíso após a Ressurreição de Cristo


Após as literais ressurreição e ascensão de Cristo, o Paraíso, esta metade feliz do Hades, foi novamente transladado, agora para o (terceiro) céu e hoje, ao morrerem, os salvo vão imediatamente para lá, o Paraíso no terceiro céu.

Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.  Ora, isto  ele subiu  que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra10  Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas." (Ef 4:8-10 ).

Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção." (Sl 16:10   =   At 2:27)

Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu.
Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. (2Co 12:2-4).


O Paraíso na Eternidade


Na eternidade futura, depois do Julgamento do Grande trono Branco, o Paraíso (nosso estado final, eterno, imutável) será a cidade de Nova Jerusalém (já tendo descido e sido alicerçada sobre a Nova Terra e sob o Novo Céu).

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 

 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido

 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus



 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas

 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. 

 E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. 

 Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. (Ap 21:1-7)

Quem não entrará no Paraíso?


No entanto, ficarão do lado de fora os cães, os bruxos e ocultistas, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira. (Ap. 22:15).

Quanto aos perdidos (todos os que morrem sem ter crido em Cristo, nem na Bíblia, recebendo-O como único e suficiente Salvador e Senhor), sempre foram e estão indo, e irão para o inferno de sofrimento consciente.

Depois, no julgamento do Grande Trono Branco, serão lançados no Lago de Fogo. 

Um sofrimento consciente, terrível, e eterno. 

O estado final, eterno e imutável de todos que não se arrependeram e creram e receberam Cristo como único e suficiente Salvador e Senhor.

O Grande Trono Branco


vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 

12  E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. 

E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 

13  E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 


14  E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 


15  E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Ap 20:11-15)


Nenhum comentário:

Postar um comentário